EUA: Joe Biden alerta que Milton pode ser pior furacão a atingir Flórida em 100 anos

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o Furacão Milton será o “pior furacão a atingir a Flórida em 100 anos”. A tempestade atingiu a categoria máxima – 5 – na segunda-feira (7), com ventos de até 290 quilômetros por hora. Nesta terça-feira (8) chegou a perder força, caindo para a categoria 4, com ventos de 265 quilômetros por hora, porém no fim do dia voltou a crescer e foi reclassificado como categoria 5.

Ele deve tocar o solo na região da Baía de Tampa, na Flórida, nas primeiras horas de amanhã. Todos, desde autoridades locais até o presidente, pediram que os residentes vulneráveis deixem a região, uma área metropolitana de cerca de 3 milhões de habitantes que não sofre um impacto direto de um furacão há mais de um século.

Até a manhã de terça-feira, 11 condados haviam emitido ordens de evacuação obrigatória ou voluntária para cerca de 5,5 milhões de moradores de áreas costeiras e de baixa altitude no estado, de acordo com a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, na sigla em inglês). O número de condados e pessoas em áreas de retirada foi crescendo ao logo do dia.

É a segunda vez em menos de duas semanas que a Flórida é impactada por um furacão, depois da passagem do Helene, que deixou 230 mortos em vários estados do sudeste americano. O Milton é a tempestade mais forte no Golfo do México desde 2005.

 

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz