Estado da Bahia enfrenta surto da doença de Chagas
O estado da Bahia está enfrentando um surto da doença de Chagas. Após a confirmação de cinco casos e uma morte, no primeiro semestre deste ano, a Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia emitiu um alerta sobre o surto de transmissão oral da doença. A doença de Chagas é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma, ou “Chagas”, como é popularmente conhecida.
As causas para a doença geralmente estão relacionadas a fatores ligados à pobreza, higiene precária e más condições de habitação, uma vez que o inseto transmissor se esconde em rachaduras e fendas de casas.
De acordo com a Fiocruz, a transmissão acontece pelas fezes do “barbeiro” que entra em contato com a pele da pessoa, enquanto se alimenta do sangue humano. A picada causa coceira, o que facilita a entrada do tripanossomo no organismo, o que pode ocorrer pela mucosa dos olhos, nariz ou boca.
Conhecida por ser uma doença silenciosa, por poder ficar assintomática por anos, a doença de chagas pode causar febre persistente, dor de cabeça, fraqueza intensa e inchaço no rosto e pernas.
Foto: Reprodução