Cinema Icaraí será revitalizado após 18 anos fechado e será reaberto ao público no ano que vem
Após 18 anos fechado, o Cinema Icaraí, localizado na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, será totalmente reformado e reaberto ao público no ano que vem. A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), investirá cerca de R$ 45 milhões na revitalização do espaço, que se transformará em um moderno centro cultural.
Em homenagem ao pianista, arranjador e produtor musical Sérgio Mendes, nascido em Niterói, o cinema passará a se chamar Cine Concerto Sérgio Mendes. A reforma, com previsão de duração de 14 meses, preservará a fachada histórica do prédio e revitalizará todos os seus detalhes, como bilheteria, bombonière e escadarias. Além disso, o espaço ganhará elevadores e escadas rolantes.
O projeto prevê a criação de um palco ampliado para receber a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, três salas de cinema com tecnologia de ponta e um restaurante com vista para a Baía de Guanabara. O prédio também contará com um café, um bar e áreas administrativas.
Para garantir a sustentabilidade, o cinema será equipado com placas solares e um sistema de captação de água da chuva. Durante as obras, a Praça Getúlio Vargas, em frente ao cinema, ficará interditada para garantir a segurança dos trabalhadores e dos pedestres, enquanto o restante da via, até a Rua Miguel de Frias, operará em mão dupla, com acesso limitado a moradores e veículos de serviço. Estacionar na área será proibido.
O imóvel, que pertencia à Universidade Federal Fluminense (UFF), foi cedido à Prefeitura de Niterói em 2019 por um período de 40 anos, viabilizando o projeto de revitalização que devolverá à cidade um importante marco cultural.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Brenno Carvalho