PF prende dois suspeitos de desmatar e incendiar 953 hectares de floresta nativa no Amazonas
A Polícia Federal deflagrou na última segunda-feira (30) a Operação Smoke, que resultou na prisão de duas pessoas suspeitas de desmatar e incendiar 953 hectares de floresta nativa no município de Boca do Acre, no Amazonas. Entre os detidos está o proprietário de uma fazenda, apontado como líder do esquema criminoso, e o dono de um açougue da região.
Segundo as investigações, o grupo criminoso vinha atuando desde 2021, promovendo o desmatamento ilegal de uma fazenda, a criação de gado em áreas protegidas e o uso de fogo para a limpeza de pastagens. Imagens de satélite confirmaram os danos ambientais causados, que foram estimados em mais de R$ 76 milhões.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na propriedade rural e no açougue, onde a Polícia Federal encontrou e apreendeu 1.100 cabeças de gado, um veículo, duas armas de fogo e outros materiais. As autoridades acreditam que a carne bovina comercializada no açougue era proveniente de animais criados ilegalmente na área embargada.
O Ministério Público Federal (MPF) informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já havia autuado a fazenda e emitido um termo de embargo, mas as atividades ilegais continuaram.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus