Eleições municipais: Forças Armadas atuarão em 500 locais de votação no Rio

Durante as eleições municipais do próximo domingo (6), 32 dos 92 municípios receberão apoio das Forças Armadas, que atuarão em cerca de 500 locais de votação e nas principais vias expressas.

As estratégias de segurança foram delineadas em uma reunião do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Este grupo é composto por representantes das diversas forças de segurança que se mobilizam para prevenir e coibir práticas criminosas que possam comprometer a lisura do pleito. O apoio logístico e a segurança serão intensificados com a presença militar.

A solicitação para a inclusão das Forças Armadas na operação eleitoral foi feita pelo TRE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em colaboração com o governo do estado.

A Polícia Militar será responsável pela segurança e pela distribuição das urnas em todos os 4.974 locais de votação do estado, além de atuar na fiscalização eleitoral. A corporação também realizará escoltas das urnas eletrônicas, contando com o suporte da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.

Na capital fluminense, a Guarda Municipal fornecerá apoio em 99 seções eleitorais, além de atuar na orientação do trânsito, assegurando a fluidez na circulação dos eleitores durante o dia de votação.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus