Anielle Franco é nomeada uma das 100 pessoas mais influentes da nova geração pela revista americana ‘Time’

Anielle Franco, ministra da igualdade racial e irmã de Marielle Franco, foi escolhida pela Times como uma das 100 pessoas mais influentes da nova geração. A categoria foi dividida entre artistas, líderes, inovadores, defensores e fenômenos.

Ela divide a lista com nomes como Daniel Noboa, presidente do Equador, Huang Jie, primeira pessoa LGBTQ+ eleita para o Congresso de Taiwan e Aisha Nyandoro, fundadora de uma organização responsável por oferecer auxílio financeiro a mulheres em situação de vulnerabilidade.

A lista foi divulgada nesta quarta-feira (2), o texto em homenagem a Anielle foi escrito por Sonia Guajajara, responsável pela pasta dos povos indígenas e prestigiada em 2022. Ela escreveu sobre a trajetória de Anielle até aqui e sobre todos os seus feitos que justificam a sua presença no top 100:

“Das ruas vibrantes da favela da Maré, no Rio de Janeiro, que moldaram o seu ativismo, aos corredores do poder executivo em Brasília, a sua jornada é de força inabalável. Após o doloroso assassinato público de sua irmã Marielle Franco, uma líder política em ascensão, Anielle transformou a dor em ação. Hoje, como Ministra da Igualdade Racial do Brasil, ela defende comunidades marginalizadas, e sua paixão está enraizada em suas próprias experiências como mulher negra que viu e sentiu racismo. Através do seu trabalho com o Instituto Marielle Franco, ela eleva as vozes dos oprimidos e é uma forte defensora da educação e dos direitos humanos. A história de Anielle é de triunfo sobre a adversidade. Ela personifica coragem e dedicação, é uma amiga leal e uma líder que está guiando o Brasil para o século 21”

A ministra agradeceu através do portal do governo federal:

“É uma honra estar ao lado de tantas pessoas que estão lutando por um mundo mais justo e igualitário. Este reconhecimento é, na verdade, um reflexo do trabalho coletivo por uma sociedade onde a igualdade racial e a justiça social sejam realidade”, afirmou a ministra ao portal do governo federal. Dedico a todas as mulheres negras e às periferias do Brasil, que são a verdadeira fonte da minha força e resistência”

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Rithy Dantas