‘Deixa Falar’, escola de Belém, vence concurso de samba-enredo da Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio escolheu um samba vindo de Belém para o carnaval de 2025, que fará uma imersão na cultura do Pará. A grande final aconteceu na quadra da Tricolor de Caxias, que ficou cheia na noite deste sábado (28). Cinco composições disputaram o título. Na madrugada deste domingo (29), o resultado foi revelado: a parceria de Mestre Damasceno, Ailson Picanço, Davison Jaime, Tay Coelho e Marcelo Moraes, representante do Pará, foi a grande vencedora.  

O samba de Mestre Damasceno conquistou seu lugar nas eliminatórias da Grande Rio ao vencer a regional com todas as escolas do Grupo Especial de Belém. Mestre Damasceno, um dos bambas da Deixa Falar, é quilombola do Salvá, no município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, e também é criador do Búfalo-Bumbá. Ele enfrenta a deficiência visual desde os 19 anos. Durante o evento, foram apresentadas as musas: Patrícia Poeta, Mileide Mihaile, Alane Dias, Isabelle Nogueira, Renata Frisson e Mariana Goldfarb. Paolla Oliveira também se destacou, celebrando seu quinto ano como rainha. 

Em “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, a Grande Rio propõe um mergulho nas águas amazônicas em uma jornada mística que mistura palácios, pajelanças, incensos, igarapés, encantarias e terreiros de Tambor de Mina. Tudo isso perfumado com ervas e conduzido pelo som inconfundível de maracas e tambores. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução