Desemprego cai  6,6% no trimestre até agosto menor nível da série histórica para período diz IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta sexta-feira (27), um dado que mostra que a taxa de desemprego no Brasil caiu 6,6%. De acordo com o instituto, a população desocupada caiu para 7,3 milhões, o menor número de pessoas procurando trabalho desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. 

Ocorreu uma queda na comparação com a taxa de 7,1% no trimestre imediatamente anterior, até maio, e ante os 7,8% vistos no mesmo período do ano passado, chegando ao menor nível. A taxa de desemprego no Brasil segue em patamares historicamente baixos neste ano diante de um mercado de trabalho aquecido, o que deve continuar sendo o cenário por algum tempo. 

O Banco Central já acionou o alerta para a inflação, aumentando a taxa básica de juros Selic em 0,25 ponto percentual na semana anterior, atingindo 10,75% ao ano. Nos três meses até agosto, o número de desempregados diminuiu 6,5% em comparação ao trimestre anterior e 13,4% em comparação ao mesmo período de 2023, atingindo 7,281 milhões de indivíduos. Este é o menor número de indivíduos à procura de emprego desde o trimestre finalizado em janeiro de 2015. 

O nível de emprego, também conhecido como taxa de ocupação, foi estimado em 58,1%, um crescimento de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Comparativamente ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 1,2 ponto percentual.  

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução