InfoGripe registra alta de síndromes respiratórias em seis estados e no Distrito Federal por covid-19

O Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta (26) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indica um aumento nos casos de Síndorme Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 em seis estados e no Distrito Federal. As regiões afetadas incluem Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

No entanto, a análise aponta que, em São Paulo e Mato Grosso do Sul, já havia sinais de desaceleração no crescimento de casos graves de SRAG causados pelo Sars-CoV-2. Em contraste, a incidência de SRAG por rinovírus, que afeta principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos, mostra uma tendência de queda na maioria dos estados do Centro-Sul e Nordeste. Exceções são os estados do Ceará e Pernambuco, onde o aumento do vírus ainda é registrado.

Segundo a Fiocruz, dez das 27 unidades federativas do país indicam crescimento de SRAG na tendência de longo prazo, observada nas últimas seis semanas. Os estados com elevação são: Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantis.

Apesar da desaceleração em algumas regiões, a covid-19 continua sendo a principal causa de mortalidade por SRAG entre idosos, seguida pelo vírus da influenza A.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus
*Contém informações da Agência Brasil