Instituto de Segurança Pública revela alta de 15% em morte por acidente de trânsito no Rio

De acordo com um levantamento divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), houve um aumento de 15% no número de mortes causadas por acidentes de trânsito no Rio de Janeiro em 1 ano.

Comparando o 1º semestre de 2023 com o mesmo período de 2024, o estudo também mostrou um aumento nos casos de atropelamentos, homicídios culposos no trânsito, pessoas dirigindo embriagadas e motoristas sem habilitação. O número atual de casos é 751, superando os 653 ocorridos em 2023.

Segundo o estudo, as principais causas do aumento dos acidentes estão: furar o sinal vermelho, dirigir entre os carros, atravessar fora da faixa de pedestres e ignorar o uso de equipamentos de segurança.

Para Leandro Rocha, professor do departamento de construção civil e transporte da Uerj, outro fator para ficar alerta é o aumento do número de condutores imprudentes.

Aumentou muito a quantidade de motociclistas, entregadores de app, motoristas de app, transporte de app, vans ilegais, o transporte irregular, de maneira inadequada cresceu muito“, comentou Rocha.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução