Asteroide 2024 PT5 se aproxima da Terra entre setembro e novembro; especialistas descartam título de “minilua”
Entre os dias 29 de setembro e 25 de novembro de 2024, a Terra terá um “acompanha” especial: o asteroide 2024 PT5, que foi descoberto em 7 de agosto e tem entre 8 e 18 metros de comprimento. Embora seja chamado de “minilua” por alguns, especialistas alertam que esse termo é impreciso, já que o asteroide estará a cerca de 9 distâncias lunares da Terra, fora da esfera de influência gravitacional do nosso planeta.
De acordo com Davide Farnocchia, engenheiro de navegação da NASA, o 2024 PT5 não está próximo o suficiente para ser capturado de forma permanente e não representará risco para a Terra. Ele não poderá ser visto a olho nu ou com telescópios amadores, sendo visível apenas por equipamentos profissionais em centros de pesquisa.
A astrônoma Jenifer Millard destacou a descoberta recente do asteroide, ressaltando que existem centenas de milhares de asteroides ainda não identificados no Sistema Solar, enfatizando a importância da vigilância contínua do espaço. Além disso, um outro asteroide, Apophis, passará próximo à Terra em 13 de abril de 2029, sendo visível a olho nu.
Cientistas aproveitarão os quase dois meses que o 2024 PT5 estará perto da Terra para coletar dados e estudar o asteroide mais de perto.
Por: Luiza Torrão
Foto: Getty Images