Alerta de calor intenso no Rio: Cidade entra em nível 2 do protocolo de calor; temperaturas podem chegar a 39°C nesta quinta (26)

A cidade do Rio de Janeiro foi classificada no Nível de Calor 2 (NC2) a partir das 13h05 desta quinta-feira (26). Este nível, que é o segundo em uma escala de cinco, indica a previsão ou o registro de temperaturas entre 36°C e 40°C, com umidade elevada, por um ou dois dias consecutivos, com duração mínima de quatro horas.

A previsão para esta quinta (26) aponta para um dia quente e seco, com céu limpo e sem chuvas. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 21% e 30% à tarde, e as temperaturas podem alcançar até 39°C.

O Sistema Alerta Rio, vinculado à meteorologia da Prefeitura, está monitorando as condições climáticas e qualquer atualização será divulgada por meio dos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Operações.

Este novo protocolo de comunicação, desenvolvido em conjunto com as secretarias de Saúde, Ambiente e Clima e o Centro de Operações Rio (COR), visa alertar a população sobre os riscos associados a ondas de calor. As altas temperaturas agora são tratadas de forma específica, impactando até mesmo a realização de eventos. O sistema possui cinco Níveis de Calor (NC), sendo que o NC 5 será acionado após três dias consecutivos de calor extremo.

O NC 1 representa a normalidade, enquanto o NC 2 e o NC 3 indicam calor elevado por dois ou três dias, respectivamente, e acionam alertas à população através de comunicação oficial, avisos em mobiliário urbano e imprensa. No NC 4, que sinaliza risco à saúde com temperaturas acima de 42°C por quatro horas, são recomendados locais de resfriamento e disponibilização de água para grupos vulneráveis, como idosos e crianças. Além disso, eventos de médio e grande porte podem ser cancelados ou adiados, e atividades externas podem ser suspensas.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus