Estudo global revela que 1 em cada 3 crianças é afetada por miopia

Nesta terça-feira (24), a revista científica British Journal of Ophthalmology publicou um estudo global que revela que a miopia, que configura a dificuldade de enxergar objetos distantes, afeta atualmente 1 em cada 3 crianças e adolescentes no mundo. Até 2050, o número de novos casos com essa condição deve ultrapassar 740 milhões na faixa etária de 5 a 19 anos.

O estudo é uma meta-análise que incluiu 276 pesquisas e relatórios governamentais, abrangendo mais de 5 milhões de crianças e adolescentes e cerca de 2 milhões de casos de miopia, em 50 países da Ásia, Europa, África, Oceania, América do Norte e América Latina.

De acordo com a revista, cada país apresentou fatores específicos para o resultado com os jovens afetados pela miopia. Os pesquisadores observaram que , o Japão tinha a maior incidência e o Paraguai, a menor.

Por outro lado, as populações africanas apresentam uma menor prevalência de miopia, provavelmente atribuída às menores taxas de alfabetização e ao início tardio da educação formal, ocorrendo normalmente entre 6 e 8 anos para a maioria das crianças”, acrescentam.

A Academia Americana de Oftalmologia (AAO) também estima que metade da população mundial será míope até 2050. Para prevenir isso entre crianças, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que os pais reduzam o tempo de telas e incentivem atividades lúdicas ao ar livre para evitar a contração excessiva do músculo ocular, que está relacionada ao desenvolvimento da miopia.

Por: Ágatha Araújo

Foto: GettyImages