Parado há quase 10 anos, metrô da Gávea obras serão retomadas e podem levar três anos

Na sessão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ocorrida nesta quarta-feira (24), foi aprovado, por unanimidade, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permite a retomada das obras da estação da Gávea do metrô. Parada há quase 10 anos, a estação de metrô da Gávea permanece cheia de água desde a paralisação das obras para evitar o desmoronamento de dois túneis que tinham sido abertos e ligam o bairro ao Leblon e à Rocinha.

O acordo estabelece que a concessionária MetrôRio vai arcar com os R$ 600 milhões da obra que eram de responsabilidade do consórcio Rio-Barra. A retomada da construção renova o contrato com o governo do Rio por mais 10 anos. O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis, comemorou a decisão.

É um acordo histórico. Foi uma luta de um ano, nove meses e 25 dias (tempo em que está à frente da Secretaria). Negociamos cada passo, o governador nos deu essa atribuição e conseguimos juntar todos os atores para chegar a esse grande acordo. O mais importante de tudo isso é que a gente destrava o sistema, temos projetos grandes para o metro, mas estávamos impedidos de dar qualquer outro passo devido justamente a esse impasse, agora isso acabou“, afirmou Reis.

Segundo o secretário, o prazo de de dois meses para retomada das obras e três anos para conclusão, calculado por fontes familiarizadas com o projeto, pode e deve precisa ser antecipado:

O TAC já está pronto, publica assina e faz o contrato, não tem motivo para ter mais demora. Da nossa parte vamos trabalhar 24 horas por dia nisso, é a prioridade da prioridade. As obras serão concluídas em 26 a 25 meses, queremos entregar dentro do governo Cláudio Castro. Vamos cobrar e fiscalizar, a gente não aceita procrastinação.

Por: Ágatha Araújo

Foto: AMAGÁVEA