Carnaval do Rio de Janeiro é destaque em seminários na Colômbia

Entre os dias 22 e 28 de setembro, o carnaval do Rio de Janeiro estará em evidência nas cidades colombianas de San Juan del Pasto e Mocoa. O Instituto MentoresHub, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), promoverá uma série de seminários, oficinas e rodadas de negócios com o objetivo de internacionalizar a produção artística fluminense. A ação faz parte do edital Ano Rio-Colômbia e tem como meta fortalecer o intercâmbio cultural entre os dois países.

A Secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, destacou a importância da missão internacional: “Depois do sucesso em Madri, com mais de 30 ativações culturais em 2023, agora expandimos as atividades para a Colômbia, promovendo o diálogo entre os artistas e instituições que produzem cultura em ambos os países.”

O projeto inclui a participação de profissionais do carnaval fluminense, que compartilharão seu conhecimento em temas como a criação de carros alegóricos, samba-enredo e fantasias, em parceria com o “Carnaval de Negros y Blancos”, considerado Patrimônio Cultural da Nação pela Colômbia. Além disso, artistas colombianos participarão de uma imersão nas escolas de samba do Rio de Janeiro em 2025.

A iniciativa também visa ampliar o mercado criativo brasileiro na Colômbia, como ressaltou Marcelo Caldas, produtor executivo do MentoresHub: “Os festivais colombianos são uma excelente porta de entrada para a nossa arte. Vamos levar nossa energia e expandir oportunidades.”

Programação

Em San Juan del Pasto, o evento contará com palestras e oficinas ministradas por artistas renomados, como Renato Figueiredo, Fabio Fabato, Leonardo Bessa, Egili Oliveira e Valdo Lima, que compartilharão suas experiências em diversos aspectos do carnaval.

A programação segue em Mocoa, onde as oficinas abordarão desde a confecção de fantasias até a coreografia de comissões de frente.

Sobre o edital Ano Rio-Colômbia

Com um investimento de R$ 3,45 milhões, o edital Ano Rio-Colômbia visa promover a cultura do Estado do Rio de Janeiro em solo colombiano, com mais de 30 apresentações de artes cênicas, música e dança, além de ações formativas em sete cidades da Colômbia. A edição de 2024 contará com a participação de mais de 200 artistas brasileiros, promovendo a diversidade artística e fortalecendo os laços culturais entre os dois países.

 

Foto: Divulgação