Brasil tem 23 hospitais entre melhores do mundo, aponta ranking global; dois estão localizados no Rio

O Brasil foi destacado no ranking World’s Best Specialized Hospitals 2025, com 23 hospitais entre os melhores centros especializados do mundo, de acordo com o levantamento da revista Newsweek em parceria com a plataforma Statista. Entre eles, dois estão localizados no Rio de Janeiro: o Hospital Pró-Cardíaco e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO).

O Hospital Pró-Cardíaco, pioneiro no transplante de coração artificial, ficou em 89º lugar na categoria de cirurgia cardíaca e em 114º em cardiologia. Fundado em 1959, o hospital é referência internacional em procedimentos de alta complexidade, com destaque para cardiologia, cirurgia vascular e outras especialidades. A instituição também acumula sete certificações de qualidade, incluindo uma recente premiação da World Stroke Organization pela excelência no tratamento de AVC.

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), que ocupa a 67ª posição na categoria de ortopedia, completou 50 anos em 2023 e é o único hospital brasileiro membro da International Society of Orthopaedic Centers (ISOC). Especializado em ortopedia cirúrgica de alta complexidade, o instituto atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém um Banco de Multitecidos para transplantes.

Além dos hospitais cariocas, São Paulo lidera com instituições de renome, como o Hospital Israelita Albert Einstein, considerado o melhor da América Latina em sete especialidades, e o InCor, que se destaca em cirurgia cardíaca. O Hospital das Clínicas da USP e o Sírio-Libanês também receberam reconhecimentos internacionais em neurologia e urologia, respectivamente. Outras cidades como Porto Alegre, Campinas, Curitiba e Belo Horizonte também tiveram hospitais destacados no ranking global.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução