Relatório aponta que Brasil está entre líderes no uso de Inteligência Artificial na América Latina

Nesta terça-feira (24), um relatório apoiado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) revelou que Brasil, Chile e Uruguai lideram o uso de inteligência artificial (IA) na América Latina, embora ainda estejam atrás dos Estados Unidos e Europa em termos de desenvolvimento. Pelo segundo ano consecutivo, o Chile ocupa a primeira posição no Índice Latino-Americano de Inteligência Artificial (Ilia), que avalia a aplicação de IA em 19 países.

Elaborado desde 2023 pelo Centro Nacional de Inteligência Artificial do Chile (Cenia), com apoio de instituições como a Cepal e a União Europeia, o índice considera fatores como pesquisa, inovação, infraestrutura e talento humano. O Chile lidera com 73,07 pontos, seguido pelo Brasil (69,3) e Uruguai (64,98).

A Cenia destacou que Chile, Brasil e Uruguai “não apenas avançaram na implementação de tecnologias baseadas em IA, mas também estão orientando suas estratégias nacionais para a consolidação e expansão dessas tecnologias em todos os seres de sua economia e sociedade“. No entanto, Rodrigo Durán, diretor executivo da Cenia, apontou que, em nível global, na América Latina “há muita vontade, muito interesse pela tecnologia, mas não há senso de urgência“.

Por: Ágatha Araújo

Foto: reprodução