Estudo revela que cérebro masculino apresenta variações diárias de tamanho relacionadas a ciclos hormonais

Um estudo recente publicado no The Journal of Neuroscience na última quarta-feira (18) indica que o funcionamento do cérebro masculino pode estar ligado a um ciclo hormonal de 24 horas, que inclui um encolhimento do tamanho cerebral entre a manhã e a noite, seguido por uma recuperação noturna.

A pesquisa envolveu o monitoramento de imagens cerebrais e indicadores hormonais de um voluntário de 26 anos ao longo de 30 dias, durante os quais o cérebro do participante foi escaneado mais de 40 vezes. Além disso, foram realizadas coletas diárias de hormônios no início e no final de cada dia.

Os resultados mostraram que o ciclo de encolhimento e crescimento do cérebro estava associado a flutuações nos níveis de hormônios esteroides, como testosterona, cortisol e estradiol. Durante o dia, o volume cerebral diminuiu, enquanto à noite ocorreu uma recuperação desse volume.

As áreas do córtex que mais apresentaram encolhimento foram as regiões occipital e parietal, que estão relacionadas aos sentidos, como visão, tato e olfato. Alterações também foram observadas em estruturas cerebrais mais profundas, incluindo o cerebelo, o tronco cerebral e o hipocampo.

Embora as mulheres também experimentem variações hormonais diárias, a pesquisadora responsável pelo estudo destacou que esses efeitos não são tão evidentes, pois o ciclo menstrual provoca mudanças hormonais de longo prazo simultaneamente.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Getty Images