Diante de guerra no Oriente Médio, Assembleia Geral da ONU começa nesta terça (24)
Começa nesta terça-feira (24), em Nova York, Estados Unidos, a 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A conferência, que reúne líderes ao redor do globo para debater questões internacionais, ocorre em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, com Israel, Líbano e grupos extremistas em conflitos diários.
Na Faixa de Gaza, os conflitos seguem com Israel na procura por militantes do Hamas. No centro, bombardeios israelenses destroem abrigos. O Ministério da Saúde, até o momento, calcula mais de 40 mil mortos e 1,9 milhão de deslocados (cerca de 90% da população).
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, é aguardado para discursas na Assembleia Geral – que, este ano, tem como tema a reiteração de paz mundial, do desenvolvimento sustentável e da dignidade humana. Sua participação deve ocorrer entre quinta ou sexta-feira (26 e 27), porém ainda não foi confirmada.
Mesmo se Netanyahu não comparecer, os conflitos devem ser o foco da Assembleia. O grande temor é que os conflitos se agravem e envolvam outros países no Oriente Médio. Esse é o caso do Irã, que prometeu retaliação pela morte do chefe do Hamas, Ismail Haniyeh. Ele estava hospedado em Teerã, capital do Irã, quando foi atingido por um ataque aéreo.
Créditos da imagem: Divulgação/Commons
Escrito por: Rafael Ajooz