Estação da Leopoldina de cara nova: espaço vai ganhar janelas em modelo contemporâneo, respeitando arquitetura original

A Estação da Leopoldina está passando por restauros, recentemente revelou alguns de seus projetos para a revitalização. A estação, localizada na Avenida Francisco Bicalho, foi construída na década de 20 e é uma das grandes portas de entrada para o Centro do Rio, agora está preste a passar por uma transformação que promete trazer ainda mais chame a sua fachada original.  

As 270 esquadrias, que emolduram as janelas da estação, serão em sua maioria desmontadas para um cuidadoso “banho de loja”. O processo respeitará a arquitetura original, com um detalhe especial: todas as esquadrias serão pintadas em um tom de cereja, seguindo o plano de restauro que visa revitalizar a estrutura com um toque “avermelhado”. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, as janelas passarão também por uma análise metalográfica para garantir que a integridade do material seja preservada. 

O projeto de restauro se inspira em outras estações ferroviárias icônicas, como a Gare de Austerlitz, na França, buscando não apenas recuperar a estética, mas também resgatar a importância histórica da estação. Em 2026, a Estação da Leopoldina completará 100 anos e, para celebrar esse centenário, um investimento de R$ 80 milhões será realizado para transformar a área em um polo de desenvolvimento. 

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: reprodução