Fluminense volta ao Z-4 após clássico contra Botafogo e risco de rebaixamento sobe para 40%

Após a derrota no clássico contra o Botafogo no último sábado (21), o Fluminense retornou à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o temido Z-4. Com o revés, o risco de queda do tricolor aumentou para 40%, segundo dados da Bola de Cristal. O Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento e com um jogo a mais que o Fluminense (27 contra 26), tem chances de 46% de ser rebaixado à Série B.

A ferramenta Bola de Cristal, desenvolvida pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), calcula as probabilidades de cada equipe no Campeonato Brasileiro em relação à conquista do título, à classificação para a Libertadores e ao risco de rebaixamento para a Série B.

O time comandado por Mano Menezes ocupa atualmente a 18ª posição no Campeonato Brasileiro, somando 27 pontos, resultado de sete vitórias, seis empates e 13 derrotas. Nas últimas rodadas, a equipe sofreu derrotas para Botafogo e Juventude. Apesar da situação complicada na tabela, o time apresenta a sétima melhor campanha do returno, com 13 pontos conquistados em oito jogos.

No que diz respeito à probabilidade de rebaixamento, o Atlético-GO lidera com alarmantes 98,9%. O Cuiabá segue na sequência com 82,5%, enquanto Corinthians e Vitória apresentam chances de 47,4% e 46%, respectivamente. O Fluminense completa o grupo dos cinco mais ameaçados, com 40,6% de risco de queda.

O próximo desafio do tricolor será contra o Atlético-GO, marcado para este domingo (29), às 16h, em Goiânia.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Marina Garcia/Fluminense