ONS recomenda retomada de horário de verão, mas ministro de Minas e Energia não está ‘convencido’

Nesta quinta-feira (19), após uma reunião realizada pelas principais autoridades do setor elétrico no Rio de Janeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou o retorno do horário de verão. Porém, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não está 100% “convencido” de que a retomada do horário de verão seja prudente para lidar com a extrema estiagem no país.

Não há risco de crise energética”, reforça Alexandre Silveira.

O ministro ainda destacou que a decisão está nas mãos do presidente Lula (PT) e que a adoção do horário de verão influencia em várias políticas públicas, e vários setores da economia. Só no mês de setembro a demanda aumentou em 5% no consumo de energia, indicando o crescimento na economia.

Se a medida for aprovada, o Brasil pode ter uma economia em torno de R$ 400 milhões, em razão da redução no acionamento das usinas termelétricas e maior abastecimento solar nas residências e nos comércios.

“Temos, hoje, uma política de planejamento do setor elétrico muito alicerçada na ciência e na busca do equilíbrio entre segurança energética e melhor tarifa para a população. E com base nisso, vamos analisar a situação“, afirmou Alexandre Silveira.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Cacio Murilo/Shutterstock