PF indicia senadores Renan Calheiros e Eduardo Braga por lavagem de dinheiro e corrupção

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Federal indiciou os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) sob suspeita de envolvimento em crimes de de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) também foi indiciado.

De acordo com uma coluna da UOL, os senadores são acusados de atuarem para favorecer no Congresso Nacional o antigo grupo Hypermarcas – atual Hypera Pharma – em troca de propina.

Após seis anos de tramitação, a PF entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório final. O ministro Edson Fachin é o relator do processo e encaminhou o material à PGR (Procuradoria-Geral da República), que analisa se apresentará ou não denúncia contra os indiciados.

No documento consta que a antiga Hypermarcas teria pagado cerca de R$ 20 milhões aos senadores por intermédio do empresário Milton Lyra. Como compensação, os parlamentares teriam atuado em favor da empresa em um projeto de lei que tramitou no Senado nos anos de 2014 e 2015 sobre incentivos fiscais.

Milton Lyra também foi indiciado.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Pedro França/Agência Senado