Tempo volta a esquentar a partir desta quinta (19) no Sudeste; qualidade do ar pode piorar no Rio

Após um período de temperaturas mais amenas, o termômetro volta a subir a partir desta quinta-feira (19). A previsão é de que as máximas aumentem gradativamente até sexta-feira (20), mas o alívio está próximo: uma frente fria que se forma no Sul deve interromper o calor intenso nos próximos dias.

O calor está de volta, mas sem a ameaça de um novo bloqueio atmosférico, segundo Fábio Luengo da Climatempo. As temperaturas devem subir nos próximos dias, principalmente na região Sudeste, mas a situação não deve se agravar como no último episódio, que causou uma onda de calor prolongada e intensa em diversas partes do país.

Os bloqueios atmosféricos são verdadeiros ‘fornos’ que assam o país. Esses sistemas de alta pressão aprisionam o calor, impedindo a formação de nuvens e dificultando a chegada de chuvas, aumentando o risco de incêndios florestais e outros problemas.

A frente fria que chega ao Sudeste no sábado (21) trará um alívio temporário para as altas temperaturas. No entanto, o calor retorna no domingo (22), e com ele a preocupação com a qualidade do ar, que pode piorar significativamente em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Por conta da baixa umidade do ar e dos incêndios, o ar deve voltar a ficar muito poluído. Mas, com a passagem da frente fria no sábado, a tendência é que a fumaça diminua bastante”

Inverno de 2024 já é o segundo mais quente desde 1961, revela o Inmet em dados exclusivos para o Jornal Hoje. A média de 23,1°C coloca a estação ao lado de 2015, atrás apenas de 2023, que registrou o recorde de calor.

A primavera, que começará às 9h44, também promete temperaturas acima da média.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus