Rock in Rio impulsiona comércio do Rio e faturamento sobe 29%

O primeiro fim de semana do Rock in Rio 2024 não se limitou aos palcos da Cidade do Rock. Segundo dados do Itaú, o festival também gerou um forte impacto na economia carioca, com um aumento de 29% nas vendas do comércio local entre sexta e domingo (13 a 15 de setembro) em comparação com o mesmo período de 2022.

Setores ligados ao turismo, como companhias aéreas (358%), atrações turísticas (188%) e hotéis (22,8%), lideraram o crescimento. Lojas de departamento (281,6%) e alimentação (fast food: 70%; lanchonetes e cafés: 56,5%) também registraram altas expressivas. Comparado ao mesmo período de 2022, o faturamento da Rede na cidade do Rio de Janeiro cresceu 34%, evidenciando o impacto do festival na economia local.

Companhias aéreas apresentaram um aumento de 10 vezes em relação à edição anterior. Lojas de departamento e lanchonetes e cafés registraram aumentos de quase seis vezes e mais do que o dobro, respectivamente. A procura por hotéis e atrações turísticas também cresceu, com alta de 40,3% e 46,4%, respectivamente.

O segundo e último fim de semana do Rock in Rio começa nesta quinta (19) e se estende até domingo (22).

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus