Rock In Rio: polícia quer usar aplicativo ‘Celular Seguro’ para inutilizar aparelhos roubados em festival
O governo do Rio usará o aplicativo “Celular Seguro”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para tornar inúteis os celulares que forem furtados no Rock In Rio, a fim de proteger os dados das vítimas. Além disso, o maior evento musical do Brasil contará com uma força-tarefa de segurança de mais de 8 mil agentes, com câmeras de reconhecimento facial e drones.
“O celular extraviado não poderá ser usado nem mesmo com outro chip, depois que as vítimas fornecerem o Imei (a “identidade” do celular) aos profissionais na Cidade do Rock. Pelo cadastro, será emitido um alerta para as operadoras de telefonia. Em seguida, as empresas de telefonia farão o corte imediato das linhas. Desta forma, a pessoa que está em posse do celular furtado não vai conseguir usar os aplicativos, acessar bancos nem mesmo vender o aparelho“, afirma o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
O aplicativo está disponível em aparelhos IOS e Android e funciona por meio de um botão de emergência para bloquear o celular. Basta ter uma conta no gov.br e acessar o aplicativo por meio do login de CPF e senha. Em seguida, é só acionar o botão de emergência. O pedido de bloqueio pode ser feito pelo dono do celular ou por uma pessoa de confiança.
Por: Ágatha Araújo
Foto: divulgação/PCERJ