Cientistas alertam para necessidade de supervisão global da Inteligência Artificial para evitar riscos da tecnologia

Cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) estão alertando sobre a necessidade de um sistema global de supervisão para controlar os riscos dessa tecnologia em rápida evolução. O avanço de ferramentas como o ChatGPT demonstrou o potencial da IA, levando a uma corrida comercial que forçou governos, de Washington a Pequim, a regulamentá-la.

Em uma declaração, esses especialistas expressaram preocupações de que a IA poderia, em breve, superar as capacidades humanas, resultando em consequências catastróficas se não for controlada adequadamente. Gillian Hadfield, da Universidade Johns Hopkins, destacou que, atualmente, não existe um plano eficaz para gerenciar sistemas de IA avançados.

Durante a terceira reunião dos Diálogos Internacionais sobre Segurança da IA, em Veneza, os cientistas discutiram a necessidade de os governos monitorarem o que ocorre em laboratórios e empresas de IA. Propuseram a criação de autoridades de segurança da IA em cada país para registrar e regulamentar esses sistemas, garantindo que os riscos sejam comunicados sem a necessidade de compartilhar informações confidenciais entre concorrentes.

Por: Luiza Torrão

Foto: Reprodução