Eleições no Rio: Paes cai 7 pontos e finca 57% enquanto Ramagem sobe 5 e chega a 18%
Nesta quarta-feira (18), a pesquisa Quaest, encomendada pelo Globo, divulgou uma atualização das intenções de voto do eleitorado carioca. Eduardo Paes, atual prefeito e candidato à reeleição, lidera e ganharia em primeiro turno, mas caiu 7 pontos percentuais em relação à sondagem anterior, de 11 de setembro, e concentra 57% das intenções. Já Alexandre Ramagem (PL) oscilou 5 pontos e está com 18%. Tarcísio Motta, do PSOL, ficou estagnado em 4%.
O estudo entrevistou presencialmente 1.140 eleitores de 16 anos ou mais no Rio, entre 15 e 17 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa não apresentou a tendência para o segundo turno.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, houve “uma mudança de trajetória” na eleição no Rio de Janeiro.
“Eduardo Paes vinha crescendo, e a gente tem uma oscilação negativa, 57%. O Ramagem, que oscilava, não conseguia um desempenho positivo. E, agora, chega de 9%, em agosto, para esse momento [18%, em setembro]”, disse.
Nunes ainda detalhou: “A gente perguntou para os eleitores no Rio de Janeiro qual é o candidato apoiado pelo Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro. Vai caindo o ‘não sabe’ e vai subindo o Ramagem. Olha no caso do ex-presidente Bolsonaro: vai de 27% (em agosto) para 54% (em setembro). Isso tem sido fundamental para a mudança desse cenário no Rio de Janeiro”.
Por: Ágatha Araújo
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados