Quaest: Após ‘cadeirada’ em debate, Marçal perde três pontos, Datena sobe dois e Boulos e Nunes lideram em SP
Três dias após sofrer uma “cadeirada” do apresentador José Luiz Datena (PSDB) em debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo (SP) na TV Cultura, o digital influencer Pablo Marçal (PRTB) viu suas intenções de voto oscilarem para baixo na pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (18). Datena, por outro lado, viu seus índices subirem.
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, Marçal saiu de 23% na semana passada para 20%, e ficou mais distante de seus dois adversários na dianteira da disputa — o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que continuou com 24% das intenções de voto, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que oscilou de 21% para 23% da última pesquisa realizada pelo instituto para a atualizada.
Mesmo com as mudanças, o quadro indica um empate técnico entre os três candidatos, já que a margem de erro máxima da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, Marçal pode ter entre 17% e 23% das intenções de voto, enquanto Nunes, entre 21% e 27%, e Boulos, de 20% a 26%.
Dessa forma, se a disputa fosse hoje, considerando os dados da pesquisa Quaest, não seria possível supor com segurança quais candidatos iriam para o segundo turno do pleito, com data marcada para 27 de outubro.
Datena, apesar das muitas críticas, subiu dois pontos percentuais, de 8% para 10%, na comparação com a última pesquisa. Tabata Amaral, a quinta colocada, caiu de 8% para 7%, uma oscilação negativa de 1 ponto percentual dentro da margem de erro.
Créditos da imagem: Reprodução/TV Cultura
Escrito por: Rafael Ajooz