‘Conta de Adolescente’: Instagram lança função que protege menores de 16 anos cadastrados na rede social e aumenta controle parental no aplicativo

O Instagram anunciou nesta terça-feira (17) a ‘Conta de Adolescente’, uma função que promete proteger menores de 16 anos cadastrados na rede social. A partir de janeiro de 2025, a ferramenta estará disponível na América Latina.

Com a nova função, os jovens terão mais controle sobre quem pode vê-los e enviar mensagens, além de poderem personalizar suas configurações. Os pais, por sua vez, poderão acompanhar a atividade de seus filhos na plataforma e limitar o acesso a determinados conteúdos.

A Meta anunciou nesta terça-feira (17) uma série de mudanças no Instagram para proteger menores que utilizam a plataforma. Contas de menores de 16 anos agora serão privadas por padrão, terão interações limitadas e receberão lembretes de tempo de uso. Além disso, a plataforma vai restringir o acesso a conteúdos sensíveis e oferecer ferramentas para personalizar a experiência.

A nova configuração inclui medidas para limitar o contato com conteúdo impróprio. A plataforma vai ocultar automaticamente posts que possam ser prejudiciais.

A empresa garante que conseguirá identificar automaticamente contas de adolescentes, mesmo que eles tentem se passar por adultos. Ao ser detectada, a conta será automaticamente configurada para o modo adolescente, com restrições de conteúdo e interação. Essa medida deve ser expandida para o WhatsApp, Facebook e Messenger no próximo ano.

Inicialmente, as mudanças serão aplicadas para quem já se inscreveu no programa ‘Conta de Adolescente’. Em seguida, todos os menores de 16 anos terão suas contas ajustadas automaticamente, mesmo que tentem esconder a idade. A novidade já está disponível em países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, e chegará à União Europeia ainda este ano. No Brasil e em toda a América Latina, a expectativa é que as mudanças entrem em vigor em janeiro de 2025.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Pexels