Rafael Nadal desiste da Laver Cup adiando retorno aos campeonatos aumentando rumores sobre aposentadoria ao final do ano
Nesta quinta-feira (12), Rafael Nadal anunciou sua desistência da Laver Cup, que ocorrerá em Berlim entre 20 e 22 de setembro. Esta é a segunda competição que Nadal, de 38 anos, perde após não participar do US Open, adiando seu retorno ao tênis. Seu próximo compromisso é o Six Kings Slam em Riad, em outubro.
Sem Nadal, o capitão da equipe europeia, Bjorn Borg, contará com Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas e Casper Ruud. Nadal, que liderou a seleção europeia em Praga 2017, Genebra 2019 e Londres 2022, deixa um vácuo significativo.
A equipe mundial buscará o terceiro título consecutivo e contará com Francisco Cerúndolo, Taylor Fritz, Ben Shelton, Thanasi Kokkinakis, Frances Tiafoe e Alejandro Tabilo.
Além do US Open, Nadal também não competiu no Australian Open de janeiro devido a uma lesão no quadril e não jogou Wimbledon para se preparar para as Olimpíadas. Este ano, participou apenas do Roland Garros, onde foi eliminado na estreia por Zverev.
Nadal tem enfrentado uma série de lesões desde 2021, incluindo problemas lombares, lesões no pé, fratura na costela e lesões no abdômen, que afetaram seu desempenho e participação em competições. Com a desistência recente, crescem os rumores sobre uma possível aposentadoria ao final do ano. Nadal, com 22 títulos de Grand Slam, é o maior campeão de Roland Garros e também detém dois títulos olímpicos.
Por: Luiza Torrão
Foto: Reprodução