Levar cópias autenticadas de documentos e evitar carregar grandes quantias em dinheiro são formas de se proteger de furtos em megaeventos no Rio

O Rio de Janeiro se prepara para um período frenético de grandes eventos: Rock in Rio e jogos da Libertadores vão ocorrer nesta semana e shows do cantor Bruno Mars no próximo mês. No entanto, existe um problema crônico em grandes aglomerações: os furtos. Na última edição do Rock in Rio, quase mil pessoas registraram queixas de perda ou furto de documentos. Para evitar que a mesma situação se repita, especialistas recomendam algumas medidas de segurança, como evitar carregar grandes quantias em dinheiro e substituir os documentos originais por cópias autenticadas.

Fernanda Leitão, tabeliã do 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, explica:

“A cópia autenticada em cartório tem o mesmo valor de prova que o original, para todos os efeitos legais. A vantagem é que, em caso de perda ou furto, não há o transtorno para emitir um novo documento – acrescenta. De toda forma, é possível emitir segunda via de documento em cartório conveniado com o Detran.”

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus