Furto de motocicletas aumenta em 2% no RJ e Zona Sul da capital tem os piores índices em 2024

O furto de motocicletas registrado no primeiro trimestre de 2024, no Estado do Rio de Janeiro, subiu quase 2% em relação ao mesmo período de 2023. Na Zona Sul do Rio, entretanto, os percentuais foram superiores.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, obtidos através do Lei de Acesso à Informação, só a 2ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), que abrange bairros de Cosme Velho, Flamengo, Catete, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Urca e Humaitá e é patrulhada pelo 2ºBPM (Botafogo), registrou 85 furtos de motos de janeiro a março de 2024. Em comparação, nos três primeiros meses do ano anterior, foram registradas na região 58 ocorrências do gênero, revelando um aumento de 46.6%.

Outro ponto da Zona Sul que apresentou aumento do registro de furto de motocicletas foi a 23ªAisp. A área  é  policiada pelo 23ºBPM (Leblon) e atua nos bairros da Gávea, Leblon, Ipanema, Jardim Botânico, e São Conrado, além do Vidigal e da Rocinha. A região registrou 82 ocorrências de furtos de motocicletas, entre janeiro e março de 2024. Já no primeiro trimestre de 2023, aconteceram no total 76 registros de furtos deste tipo de veículo, revelando um aumento de 7,9 %.

Procurada pelo jornal O GLOBO, a Polícia Militar afirmou que ações voltadas a coibir o roubo e furto de motocicletas estão sendo realizadas, incluindo a criação de uma Força Tática em Motopatrulhamento para ajudar no combate a essa modalidade de crime.

A PM ainda informou que o acompanhamento da mancha criminal e a escolha de pontos de abordagem em locais estratégicos da cidade são maneiras de combater e prevenir roubos de motos e veículos em geral.

Créditos da imagem: Divulgação/Commons

Escrito por: Rafael Ajooz