Reconhecimento facial toma conta dos estádios da Série A; 100% dos clubes já aderiram ou planejam tecnologia
Apenas um ano após as primeiras implementações, a tecnologia já está presente em todos os 20 clubes da elite do futebol brasileiro. Em um levantamento exclusivo, a BandNews FM constatou que pelo menos nove estádios já operam com o sistema de biometria facial.
Além de agilizar a entrada dos torcedores, a tecnologia de reconhecimento facial tem se mostrado uma ótima ferramenta para combater a criminalidade nos estádios. No Allianz Parque, casa do Palmeiras, o sistema já identificou e prendeu 116 pessoas procuradas pela Justiça desde sua implantação em junho de 2023.
Em São Paulo, a tecnologia já ajudou a localizar 130 pessoas que estavam desaparecidas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
Além disso, a atuação de cambistas foi reduzida em 80% no Allianz Parque.
A Lei Geral do Esporte, sancionada em junho de 2023, estabeleceu que a partir de 2025, a biometria facial será obrigatória em arenas com capacidade para mais de 20.000 pessoas. O Flamengo já equipa o Maracanã com o sistema em todos os setores.
O Maracanã já opera com reconhecimento facial em todos os setores. No Nilton Santos, a biometria é obrigatória em diversos setores e será expandida para todo o estádio. São Januário, por sua vez, já realiza todo o acesso por meio da biometria facial.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus