Mulher fica 11 dias em coma após pulmões colapsarem com cigarro eletrônico
A norte-americana Jordan Brielle, de 32 anos, chegou a ficar muito viciada em usar vape (cigarro eletrônico), ela tomava banho e dormia com o aparelho ao lado. O vicio gerou um colapso pulmonar, que deixou ela de coma por 11 dias. A jovem relata que um “muco preto” começou a sair do seu nariz e boca.
Jordan chegava a gastar cerca de US$ 500 por semana, equivalente a R$ 2.772 com cigarros eletrônicos, a ex-usuária se via completamente dependente. Em novembro do ano passado, ela começou a perceber problemas em seu sistema respiratório, mas continuava a usar o vape. Apesar das idas frequentes ao hospital, não conseguiu abandonar o vício.
Em maio, Jordan foi levada às pressas para o hospital depois de ser encontrada inconsciente na cama pelo parceiro, que notou “muco preto” escorrendo de seu nariz e boca. Seu companheiro reparou que estava ofegante e não conseguia respirar, foi então que ele ligou para o 911. Os médicos informaram à família que o pulmão esquerdo dela havia colapsado completamente e o direito, parcialmente. Os profissionais drenaram dois litros de “suco de vapor” dos pulmões antes de induzi-la ao coma por 11 dias.
Jordan também sofreu uma lesão cerebral leve devido à falta de oxigênio. Agora ela busca conscientizar outras pessoas sobre os perigos do vape e incentiva que larguem o cigarro e os dispositivos o quanto antes.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução