Eclipse lunar durante Superlua é fenômeno astronômico raro reservado para noite desta terça (17)

Na noite desta terça-feira (17) ocorre um eclipse lunar parcial durante uma Superlua. Esse fenômeno astronômico raro, que ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural, poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil.

As Superluas ocorrem quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Isso faz com que nosso satélite natural pareça maior e mais brilhante no céu. Já o eclipse lunar parcial acontece quando apenas uma parte da Lua é encoberta pela sombra da Terra, criando um efeito visual de “mordida” em nosso satélite.

A combinação de um eclipse lunar parcial com uma Superlua torna o evento ainda mais raro. Além disso, a Superlua desta terça é a segunda de uma série de quatro, um fenômeno conhecido como “tetrade”.

Para apreciar o eclipse lunar parcial e a Superlua, basta olhar para o céu, preferencialmente em locais com pouca poluição luminosa. O início do eclipse parcial está previsto para as 23h12 (horário de Brasília) da terça-feira, com o pico ocorrendo às 23h44.

O Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo em seu canal no YouTube a partir das 21h30.

As Superluas restantes de 2024 ocorrerão em 17 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro. No entanto, a maior e mais brilhante Lua do ano nascerá em outubro, quando o satélite deve estar cerca de 100 quilômetros mais próximo da Terra.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: GISELE PIMENTA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO