STJ nega habeas corpus de Deolane Bezerra; influenciadora continua em prisão preventiva

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou liminarmente o pedido de habeas corpus da influenciadora e advogada Deolane Bezerra, que permanece em prisão preventiva. A decisão foi tomada pelo desembargador Otávio de Almeida Toledo e segue a Súmula 691 do Supremo Tribunal Federal (STF), que impede o STJ de julgar habeas corpus antes que a instância inferior, no caso o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), tenha analisado o recurso.

Deolane Bezerra, detida desde 4 de setembro em uma operação contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais, foi brevemente colocada em prisão domiciliar, mas retornou ao regime fechado após violar medidas cautelares. Ela está atualmente na Colônia Penal Feminina de Buíque, no interior de Pernambuco.

O presídio, com capacidade para 107 detentas e atualmente abrigando 228 mulheres, é conhecido pela limpeza e controle rigoroso, apesar de relatos sobre a falta de médicos, como ginecologistas e psiquiatras. Deolane está em uma cela isolada para garantir sua segurança, dada a alta repercussão do caso. Ela terá direito a visitas semanais e pode ser chamada a participar de atividades dentro da prisão, como o trabalho na cozinha.

Por: Luiza Torrão

Foto: Reprodução