Lula reinaugura armazém de coletivos artísticos e produção cultural na Zona Portuária do Rio

Nesta quinta-feira (12), o presidente Lula reinaugurou o Armazém da Utopia para mobilizar a criação de coletivos e estimular a produção cultural no Rio. Segundo o Governo Federal, o espaço situado em Santo Cristo, na Zona Portuária, se torna o maior equipamento cultural da cidade capacitado para múltiplas funções, a partir de uma reforma baseada em um projeto pioneiro para o segmento artístico.

Nosso armazém será um porto aberto de pesquisa de linguagem. Lugar onde outros coletivos possam fundear e estabelecer contatos e comunicação. E, sobretudo, um armazém da utopia: lugar de construção de cidadania onde homens e mulheres readquiram fôlego e estabeleçam novos laços“, afirmaram em conjunto a atriz Tuca Moraes e o diretor Luiz Fernando Lobo, integrantes da Companhia Ensaio Aberto, que administra o espaço.

Além de Lula, outras autoridades como a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, estavam presentes. Ao todo, o banco repassou à Companhia Ensaio Aberto R$ 12 milhões de reais em investimento.

Dos 14 armazéns da região portuária, as edificações da Utopia mantêm a arquitetura original do século XX, com a estrutura em aço e a fachada de tijolos aparentes. Seu caráter memorial junto à história do Porto e dos portuários é reconhecido Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Por: Ágatha Araújo

Foto: Ricardo Stuckert/PR