Senado aprova projeto que inclui valorização de mulheres notáveis na História do Brasil em currículos escolares

Nesta quarta-feira (10), o Senado aprovou uma proposta que inclui a valorização de figuras femininas nos currículos escolares. O projeto de lei (PL 557/2020), que agora segue para sanção presidencial, também institui a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394, de 1996) modificando os conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas. As abordagens femininas deverão incluir aspectos da história, ciência, arte e cultura do Brasil e do mundo, de forma a destacar contribuições de mulheres nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política. A Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História deverá ser realizada na segunda semana do mês de março nas escolas de educação básica do país.

O objetivo dessa emenda, conforme justificam os senadores, é de encorajar alunas a seguirem carreiras nas ciências, uma vez que mulheres têm baixa representação no mundo científico em razão do preconceito e do desencorajamento quanto aos lugares que podem ocupar, apesar de demonstrarem excelente desempenho escolar.

Estereótipos influenciam a tomada de decisões de meninas já a partir dos seis anos de idade, desencorajando-as de interesses em determinadas matérias, o que, por consequência, reflete na baixa representatividade feminina em diversas áreas e carreiras de grande reconhecimento“, argumenta Soraya Thronicke (Podemos-MS), que se mostrou favorável à proposta.

Por: Ágatha Araújo

Foto: Acervo UH/Folhapress