Millena Xavier estudante mineira de 17 anos está entre os 10 finalistas do “Nobel do Estudante”

Millena Xavier, uma estudante mineira de 17 anos, está entre os 10 finalistas do prestigiado Chegg.org Global Student Prize 2024, conhecido como o “Nobel do Estudante”. Ela é a única brasileira na disputa pelo prêmio de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 565 mil), que será anunciado em Nova York durante a semana da Assembleia Geral da ONU, prevista para a semana de 23 de setembro.

Millena é uma notável pesquisadora de inteligência artificial e já foi reconhecida como a mais jovem a figurar na lista Forbes Under 30. Aos 14 anos, fundou a Prep Olimpíadas, uma iniciativa voltada ao preparo para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Com uma equipe de mais de 300 voluntários, ela ofereceu suporte a estudantes em situação de vulnerabilidade social, desenvolveu o Prep AI, uma ferramenta de IA gratuita para ajudar na preparação para as Olimpíadas e organizou a OBAFRO (Olimpíada Brasileira de Afrodiversidade), promovendo a conscientização sobre questões raciais e afro-brasileiras.

Além disso, Millena criou o Autinosis, uma ferramenta de triagem de autismo baseada em IA, inspirada pela experiência pessoal com um amigo que necessitava de diagnóstico.

Por meio de suas iniciativas, Millena impactou mais de 100 mil estudantes e ajudou 87 mil jovens a obter menções honrosas ou medalhas nas Olimpíadas. Sua contribuição significativa à educação e à sociedade é uma das razões para sua inclusão na lista dos finalistas do prêmio.

Os outros finalistas incluem estudantes de diversos países e áreas de estudo, como Alanna Sethi (Canadá), Ángela Elena Olazarán (México), Bejan Tekay (Turquia), Divaa Uthkarsha (Índia), Maha Nawaz (Emirados Árabes Unidos), Martina Bahiana (Argentina), Max Han (Singapura), Mikołaj Wolanin (Polônia) e Raphael Stark (EUA).

O vencedor de 2023 foi Nhial Deng, um refugiado sudanês que capacitou mais de 20.000 refugiados no Quênia. Em 2022, o prêmio foi para Igor Klymenko, um adolescente ucraniano que, mesmo refugiado, completou seus estudos e aprimorou um drone detector de minas.

Millena Xavier, com suas inovações e impacto social, destaca-se como uma candidata de peso para o Chegg.org Global Student Prize 2024, simbolizando a promessa e a força do jovem talento brasileiro no cenário global.

Por: Luiza Torrão

Foto: Reprodução