Inmet alerta para risco máximo em 10 estados brasileiros devido à onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta máximo nesta terça-feira (10) para 10 estados brasileiros sobre uma nova onda de calor, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
O calor extremo deve atingir quase todo o país, com temperaturas acima da média. Em algumas cidades, os termômetros podem marcar mais de 40°C.

Confira os estados que serão atingidos:

Amazonas (Norte);
Rondônia (Norte);
Minas Gerias (Sudeste);
Rio de Janeiro (Sudeste);
São Paulo (Sudeste);
Paraná (Sul);
Mato Grosso (Centro-Oeste);
Goiás (Centro-Oeste);
Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste);
Paraná (Sul).

Além disso, a qualidade do ar está comprometida em 17 estados, com alerta laranja para poluição, o que agrava ainda mais a situação. A previsão é que o calor intenso persista até sexta-feira (13).

O Brasil passa por um período de seca extrema, com temperaturas elevadas e umidade do ar abaixo de 10% em diversas regiões, principalmente no Centro-Oeste e Sudeste.

Nos próximos dias, Uma nova frente fria trará um pouco de alívio para as regiões que sofrem com o calor extremo e a fumaça das queimadas, mas não será a solução definitiva. Segundo o Climatempo, a onda de calor deve persistir, e as temperaturas voltarão a subir após a passagem da frente fria.

O Climatempo alerta para a possibilidade de chuva preta nos próximos dias, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. A frente fria que se aproxima trará alívio para o calor em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. No entanto, a mistura da fumaça das queimadas com as gotas de chuva pode causar a chuva preta, um fenômeno que pode contaminar o solo e a água.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Arquivo OnBus