Amor na terceira idade: Casamentos entre pessoas com mais de 60 anos aumentam no Brasil

O casamento entre idosos tem se popularizado cada vez mais no Brasil, vários fatores podem ser levados em consideração quando para-se para analisar este fenômeno, o modo que o brasileiro vive tem afetado a idade em que os matrimônios ocorrem.

O aumento da expectativa de vida é uma das principais questões abordadas como justificativa para esse tópico, assim como a mudança de costumes. Uma pesquisa feita pelo Pew Research Center informa que nos anos 80 em média 33% dos adultos já eram casados aos 21 anos nos Estados Unidos, o número atual é de 6%. As gerações mais antigas enxergavam o casamento como uma necessidade, principalmente para as mulheres, que muitas vezes acabavam se tornando dependentes financeiramente de seus maridos, essa realidade tem se transformado e a priorização dos estudos e da carreira também tem estado a frente do matrimônio para muitas pessoas. O casamento torna-se uma opção, e não uma obrigação.

A liberdade sexual também pode ter influência nestes números, o casamento durante muito tempo foi visto como a única saída para o entendimento da própria sexualidade.

De acordo com o IBGE, em 2018, foram registrados 60.580 matrimônios entre pessoas de 60 a 64 anos, já em 2022, foram 35.029 uniões entre pessoas de 60 a 64 anos e 39.759 entre pessoas com 65 anos ou mais, totalizando 74.798 casamentos.

O número de homens que se casa após os 60 anos ainda é maior do que o de mulheres, a psicóloga Márcia Pin Fancelli afirmou a BBC Brasil:

“Historicamente, os homens têm mais facilidade em reconstruir sua vida afetiva após a viuvez ou o divórcio, enquanto as mulheres tendem a se concentrar mais na vida familiar e social”

Ela também complementou:

“Há uma ressignificação do envelhecimento, que não é mais visto como uma etapa de declínio, mas como um momento de novas possibilidades, incluindo na esfera afetiva”

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Common rights