Férias escolares: inverno mascara necessidade de proteção contra raios ultravioletas em atividades externas
No mês de julho, com as férias escolares, atividades ao ar livre sofrem um aumento, principalmente por parte de crianças e adolescentes. Nessa época, no Brasil, o inverno acaba por mascarar a necessidade de se proteger dos raios ultravioletas. Já em dezembro, quando o país se encontra no verão, é ainda mais importante a prevenção contra os raios solares. Em todas as estações, com maior ou menor incidência solar, é importante que se proteja para evitar problemas com a pele.
“Algumas dicas são imprescindíveis para esse período de altas temperaturas. Usar protetor solar de 2 em 2 horas, diariamente, blusas com fator de proteção solar, chapéu e boné e óculos escuros, como forma de barreira física de proteção; ingerir bastante líquido para não desidratar”, orienta a dermatologista Yandra Einecke.
Algumas pessoas ficam vermelhas ao passar tempo no sol, o que já pode ser considerado como queimadura de primeiro grau. Em casos mais graves, bolhas podem surgir, o que faz-senecessário o uso de hidratante ou até remédios contra as lesões.
Atualmente já existe filtro solar especialmente feito para as crianças, que devem ser protegidas com mais atenção. Evitar a exposição ao sol com alimentos, como o limão é importante, pois esse pode causar queimaduras e manchas na pele.
Foto: Reprodução