Usuários do Facebook reclamam de postagens geradas por IA e cobram fiscalização da META
Recentemente, o Facebook tem enfrentado um aumento significativo de postagens geradas por inteligência artificial (IA), incluindo spam e conteúdo manipulado. Usuários têm relatado uma enxurrada de postagens e imagens geradas por IA, muitas vezes com características artificiais que podem enganar aqueles menos atentos. Isso inclui imagens com características faciais borradas e conteúdos com legendas confusas ou falsas.
A Meta, empresa responsável pelo Facebook, afirmou que está trabalhando para combater o spam e o engajamento não autêntico, além de incentivar a produção de conteúdo de alta qualidade que respeite os Padrões da Comunidade. No entanto, a CNN Internacional destacou que, apesar desses esforços, o problema persiste e está associado a mudanças na plataforma, como o novo “motor de descoberta” que prioriza o entretenimento em vez de eventos atuais e política.
Há preocupações de que a massificação desse conteúdo de IA possa ser uma estratégia para ganhar visibilidade e seguidores, potencialmente para depois disseminar informações enganosas ou influenciar debates políticos, como alegado no contexto eleitoral. A repórter Clare Duffy exemplificou isso com uma foto manipulada de uma cabana antiga, que foi compartilhada com uma legenda falsa, mas parecia convincente à primeira vista.
Por: Luiza Torrão
Foto: Reprodução