Morre Sergio Mendes, músico responsável por difundir Bossa Nova mundialmente, aos 83 anos, nesta sexta (6)

Sérgio Mendes, ícone da música brasileira, morreu aos 83 anos, nesta sexta-feira (6). O pianista faleceu em Los Angeles, onde vivia desde os anos 60, confirmou a família ao g1. A causa da morte não foi divulgada.

Sérgio nasceu em Niterói em 1941 e residiu nos Estados Unidos desde os anos 60. O pianista foi responsável por levar a bossa nova para o topo das paradas americanas.

Com 35 álbuns lançados em 60 anos de carreira, o pianista, que conquistou um Grammy e uma indicação ao Oscar pela música “Real in Rio”, trilha sonora do filme “Rio” em colaboração com Carlinhos Brown. Sua discografia é marcada por parcerias com lendas do jazz como Herb Alpert e Cannonball Adderley, além de ícones do pop como Stevie Wonder, Justin Timberlake, Black Eyed Peas e John Legend. No Brasil, colaborou com nomes como João Donato e Hermeto Pascoal.

Seu último trabalho, “In the Key of Joy”, lançado em 2020, foi uma celebração da música brasileira, com parcerias como João Donato, Hermeto Pascoal e Guinga. Além da música, Mendes também foi homenageado em um documentário que retrata sua trajetória e sua importância para a cultura brasileira. O pianista deixa a esposa, Gracinha Leporace, e cinco filhos.

Por: Beatriz Queiroz
Foto: Katsunari Kawai/Divulgação