‘Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser’: Com curadoria de Emicida, Marcelino Melo estreia exposição individual no MAC Niterói

Marcelino Melo, também conhecido como Quebradinha, estreia sua primeira mostra individual no MAC Niterói, o trabalho fica em cartaz entre os dias 7 de Setembro e 24 de Novembro. O trabalho conta com a curadoria do rapper Emicida.

“Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser”,  une 43 obras, dentre elas quadros, vídeos, fotografias, instalações e será dividida entre o prédio principal e o Macquinho. Na abertura, será apresentada uma performance inédita concebida por Marcelino Melo, que começará no Macquinho e irá em direção ao museu. O artista falou:

“A ideia era chegar na definição visual do que seria a etnogênese, a partir das periferias. As pessoas vão conhecer de perto um trabalho que elas já sabem que existe, no entanto, com uma nova proposta, em direção ao lúdico, ao afetivo, à memória e à territorialidade, não só das favelas, mas do interno, do que nos habita”

Sobre o termo que da nome ao trabalho Marcelinho diz:

“Eu chego nessa palavra, a partir da busca por uma estética menos subjetiva do que as casas, com que eu já trabalhava. As casas falam de violência de uma forma muito sutil. Na etnogênese, eu quero explorar a figura do corpo que habita esses territórios, a visualidade desses corpos. Isso faz com que o trabalho se liberte da narrativa que já existe, para que se criem nova (…) É como se as casinhas fossem o casulo e o casulo abrisse e surgissem esses personagens que vou apresentar agora em diversos formatos. Com a etnogênese, eu trago esse ser, feito de barro, essa representação do ser periférico”.

Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do museu, com pagamento somente em dinheiro, ou online através do site Sympla (via cartão de crédito, PIX ou boleto).

Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo!

Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.

Informações gerais:

Abertura: Sábado, 7 de setembro de 2024

Visitação: de 7 de setembro a 24 de novembro de 2024

Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h30)

Ingressos: R$16 (inteira) e R$8 (meia-entrada)

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Endereço: (1) Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói

Macquinho

Endereço: Rua Nair Margem Pereira, 1 – Ingá, Niterói

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Divulgação