Elon Musk acata lei na Europa e suspende coleta de dados de usuários para ferramenta de IA
O X, de Elon Musk, concordou em parar de coletar informações pessoais dos usuários europeus a fim de treinar seu chatbot de inteligência artificial, o Grok, cedendo às exigências dos reguladores da União Europeia.
A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda anunciou nesta quarta-feira (5) que a empresa se comprometeu em excluir os dados pessoais dos usuários da UE contidos em postagens públicas na sua plataforma de mídia social X, que foram coletados entre os dias 7 de maio e 1º de agosto deste ano.
A disputa iniciou em agosto, quando a Comissão de Proteção de Dados (DPC, na sigla em inglês) foi ao Tribunal Superior da Irlanda pedir para impedir que o X processasse os dados para utilizar em sua ferramenta de IA, citando restrições de proteção de dados da UE e alegando que a iniciativa do X colocava em risco os direitos dos usuários.
O órgão de proteção de dados da Irlanda é o principal regulador da UE para o X, que tem sua sede europeia no país. A DPC disse que esta foi a primeira vez que uma agência líder da União Europeia tomou esse tipo de decisão contra uma plataforma on-line.
Créditos da imagem: Divulgação/Redes Sociais
Escrito por: Rafael Ajooz