Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Fortaleza de São João, em Niterói, é tombado pelo Iphan

Nesta quarta-feira (04), o Conjunto Arquitetônico Paisagístico, formado pelas fortificações do complexo de Santa Cruz, Praia de fora e Imbhy de São e João, em Niterói, no Rio de Janeiro, foi oficialmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A decisão, unânime, foi tomada durante a 105ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, consolidando o reconhecimento da importância histórica, artística e paisagística desse monumento construído no século XVI para proteger o território brasileiro de invasões estrangeiras.  

Com o tombamento provisório concedido em 2022, apenas a aprovação do Conselho Consultivo era necessária para que a proteção se tornasse definitiva. Esse tombamento reflete o reconhecimento do Estado do valor histórico e cultural do local. A Fortaleza de São João, construída durante o período colonial, teve um papel crucial na defesa do Brasil contra potências europeias. 

Ricardo Oriá, historiador e relator do processo, ressaltou a importância da decisão, lembrando que 2025 marcará os 460 anos da fundação do Rio de Janeiro. “Nada mais apropriado do que conceder à cidade o tombamento definitivo da Fortaleza de São João, um local emblemático que presenciou o surgimento da Cidade Maravilhosa e, por quase dois séculos, foi a capital do Brasil “, declarou. 

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: divulgação