Câmara Municipal aprova programa que garante auxilio financeiro para pescadores artesanais no período de defeso

O Programa de Apoio aos Pescadores Artesanais Durante o Defeso foi aprovado através do Projeto de Lei 2114/2023 pela Câmara de Vereadores do Rio. Ele garante o pagamento de um auxílio financeiro aos profissionais durante o período em que a pesca é proibida. O vereador e também presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado (PSD), afirmou:

“A pesca é o trabalho de milhares de pessoas no Rio e uma atividade muito importante para a economia carioca. Temos mais de 1.700 profissionais trabalhando como pescadores. Este auxílio vai ajudar as famílias no período em que a pesca é proibida para preservar as espécies. De uma só vez, preservamos o ambiente e o sustento desta classe”

A proposta também incentiva a conscientização ambiental, a preservação das águas e dos animais, tornando o ciclo mais sustentável.

O auxílio será destinado para pescadores profissionais artesanais que sejam registrados no município e que comprovem a suspensão temporária da atividade pesqueira durante o defeso. O valor ainda será definido pela prefeitura.

O Governo Federal também disponibiliza um auxílio com a mesma proposta no valor de um salário mínimo, o cidadão que se aplicar aos pré-requisitos demandados poderá acumular ambas as contribuições.

Por: Victoria Brasil 

Imagem: Divulgação