Adeus à Celeste: Luis Suárez se emociona ao anunciar aposentadoria da Seleção Uruguaia
Chega o fim de uma era, o atacante Luisito Suárez anunciou na segunda-feira (2) sua aposentaria da Seleção Uruguaia de Futebol. O jogador é o maior artilheiro da história do país. O jogo de sexta-feira (6) contra o Paraguai será sua última partida usando a camisa azul celeste. O atacante do Inter de Miami marcou 69 gols e 21 assistências em 142 jogos pela Seleção.
Suárez foi convocado pela primeira vez em 2009, atualmente com 37 anos o jogador enfrenta problemas com o joelho, algo comum pelo desgaste de anos de impacto intenso nos gramados. O jogador é proibido por indicações médicas de jogar em gramados sintéticos. Ele disse na coletiva:
“É até difícil falar, mas sexta será o último jogo com a seleção do meu país. Eu estava analisando isso e é a hora certa, mas é muito difícil. Poderei jogar o último jogo com pela seleção com tranquilidade. Vou jogar com o mesmo entusiasmo do meu primeiro jogo, em 2007. Sempre me ensinaram a me entregar pela minha seleção. Até sexta, farei isso. Quero agradecer aos torcedores, que mandaram mensagens muito encorajadoras”
O artilheiro fez história usando a camisa de sua Seleção, além de estar presente na conquista da Copa América em 2011 o jogador também foi figura emblemática em suas participações em Copa do Mundo.
Na Copa do Mundo de 2010 o jogador impediu um gol feito de Gana com a mão em um lance histórico, a infração levou a um pênalti que não conseguiu ser convertido, e levou o Uruguai a semifinal da competição.
Em 2014 Suárez foi protagonista de uma polêmica novamente, o Pistoleiro mordeu um jogador Italiano ainda durante a fase de grupos, ele acabou sendo banido durante 4 meses de qualquer atividade voltada ao futebol.
Apesar de todas as contradições, o jogador é um ídolo para o povo uruguaio, seu jeito copeiro e cheio de garra conquistou milhões de fãs, sua aposentadoria é um baque para toda uma geração. O camisa 9 também afirmou:
“Não há maior orgulho de saber quando é o momento certo (de deixar a seleção). Estou tranquilo por me aposentar porque quero dar um passo ao lado. Há jogadores com grande projeção. Faltam três anos para a Copa do Mundo e é muito difícil chegar lá. Também pensei em me aposentar porque sou quem decide e não as lesões, que parem de me chamar por uma coisa ou outra. Me conforta que este seja o caso. Me ajuda querer me afastar, é difícil, é difícil, a decisão não foi fácil, mas tenho a tranquilidade que até o último jogo dei tudo de mim e a chama não se apagou.”
Cavani, grande companheiro de Suárez, aposentou-se alguns meses atrás. Suárez atualmente joga pelo Inter de Miami, chegou a jogar pelo Grêmio na temporada de 2023 e quase conquistou o campeonato Brasileiro.
O Uruguai enfrenta o Paraguai na sexta-feira (6) às 20h30 pelo horário de Brasília, a partida acontece no Estádio Centenário pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Por: Victoria Brasil
Imagem: Conmebol